Quem conhece - Nunca esquece... quem provou,adorou... quem não quiz - se arrependeu!!!

Quem conhece - Nunca esquece... quem provou,adorou... quem não quiz - se arrependeu!!!
SIMPLESMENTE " EU "

sábado, maio 08, 2010

DÚVIDAS MAIS COMUNS SOBRE CABELOS...

1 - Entrei na piscina e meus cabelos ficaram com um tom esverdeado. Por que?
O problema: as substâncias químicas presentes no cloro da piscina reagem com a tintura clara e o tom pode ficar esverdeado. Isso também acontece devido à exposição excessiva ao sol e ao contato com a água do mar.
O que fazer: procure um profissional para que ele corrija a cor. Em casa, você pode tentar algum xampu anti-resíduos para melhorar um pouco a aparência.
Como prevenir: evite banhos de piscina ao máximo. Se quiser entrar, aplique creme de pentear ou condicionador sem enxágüe. Depois, penteie e, por cima, coloque uma touca de silicone.

2 - O que é queda de cabelo?
A queda de cabelo é um problema para muitas pessoas. Aproximadamente 90% dos fios do couro cabeludo encontram-se em fase de crescimento, sendo que esta duração é de dois a seis anos. O restante, 10%, encontra-se em fase de repouso, cuja duração é de aproximadamente dois a três meses. O cabelo cai ao atingir o fim desta fase.
É normal que caiam de 50 a 100 fios por dia. Sempre que um fio cai, ele é substituído por outro no mesmo folículo dando origem à um novo crescimento.
Os cabelos crescem aproximadamente, 1cm por mês. À medida que nós envelhecemos, o crescimento dos cabelos tende a ser mais lento. Cabelos naturalmente louros geralmente apresentam-se em maior número ( 140.000 fios ) do que aquele de cor escura ( 90.000 fios ).
Se a queda dos fios for superior ao que é considerado normal, procure um dermatologista o mais rápido possível.

3 - Quais as principais doenças do fio de cabelo e do coro cabeludo?
Dermatite Seborreica
Doença não contagiosa, mas crônica, que ocorre em áreas de maior concentração de glândulas sebáceas (que produzem oleosidade). Os sintomas são descamação e vermelhidão discreta da área afetada, que fica irritada e coçando. A doença também pode aparecer na barba, na sombrancelha e nos cílios. O tratamento para esta doença consiste no uso de shampoos anti-seborréicos à base das seguintes substâncias: coaltar, ácido salicílico, piritionato de zinco ou sulfeto de selênio.
Caspa
Ocorre em função da morte das células da superfície da epiderme (camada mais externa da pele). O sugirmento da caspa ocorre devido a renovação muito rápida dessas células, que acaba provocando uma queratinização imperfeita. As secreções da glândula sebácea e os restos de células se misturam a microorganismos, que são os germes que se alimentam do sebo, formado substâncias que irritam o couro cabeludo e causam coceira.
Alopécia
É a ausência total ou parcial dos cabelos, sendo que sua forma mais característica é a calvície.
Tricoptilose
Rompimento na ponta do pêlo, dividindo em duas ou mais pontas. A causa é o uso excessivo de produtos químicos. O tratamento consiste na utilização de cosméticos de boa qualidade, que pode ser indicado pelo cabeleireiro. Também conhecido como "ponta dupla".
Trichonodosis
Presença de nó no fio do cabelo, ocasionando fratura nas hastes. O tratamento consiste na utilização de cosméticos de boa qualidade, que pode ser indicado pelo cabeleireiro.
Tínea Capitis
Tipo de micose contagiosa, produzida por parasita do tipo fungo. Essa infecção é mais comum em crianças. O tratamento é feito com antimicóticos e antibióticos de uso local.
Eczema ou Dermatite
Sensação de coceira, seguida por inchaço.
Pitiríase Versicolor
Tipo de micose contagiosa, caracterizada por escamações no couro cabeludo e manchas que se iniciam no pescoço e espalham-se até o tronco. As manchas podem ser claras, escuras ou avermelhadas. O tratamento é feito com antimicóticos e antibiótico de uso local.
Pediculose
É uma infestação produzida por um parasita - o piolho. Seu sintoma mais comum é coceira intensa no couro cabeludo e na base da nuca. O tratamento é feito com produtos parasitoriários de ação local.
Foliculite
Infecção do folículo piloso causada por bactérias. Seus sintomas podem ser superficiais (pústulas que não comprometem o pêlo) ou podem ser profundos (caracterizado por nódulos que deixam cicatrizes). Tratamento feito com o uso de antibiótico receitado por um profissional da área de saúde.
4 - O que é pediculose?
Pediculose são os piolhos. Eles alimentam-se do sangue humano. Um só piolho fêmea deposita entre 150 a 300 ovos (lêndeas) no cabelo da vítima.
A pediculose tem como característica principal a coceira intensa no couro cabeludo. Os piolhos podem transmitir doenças como: tifo e outros...
É indicado remédio anti-piolho receitado pelo médico. Porém, a vaselina pura pode matar ou enfraquecer o piolho, até mesmo, os localizados nos cílios.
As lêndeas devem ser retiradas uma a uma. Para facilitar a retirada, use o vinagre e água em três partes iguais, deixe no cabelo por meia hora e enxague.

5 - O que fazer após um relaxamento?
Deve-se fazer a manutenção. Após sair do salão onde fez o relaxamento, fique 4 dias sem usar shampoo no cabelo.
Somente molhe e use um bom produto sem enxágue. Pode ser o leite siliconizado, ativador de cahos, umidificador de cachos e outros que definam bem os cachos.
Após os 4 dias volte ao salão para uma manutenção, seu cabelo será lavado com shampoo, e será feito uma resconstrução e uma hidratação.
Então a profissional de cabelo vai marcar a sua volta após 3 meses para um retoque de raiz.

6 - Quais as indicações para uma escova definitiva?
Primeiro deve-se fazer um tratamento intensivo de 5 sessões. E se o cabelo estiver elástico, não é recomendável o uso de prancha. Somente a escova, para o tratamento.
Ao fazer a escova definitiva na parte de neutralização, não deve-se mexer, porquê o cabelo ondula.
Não é recomendável fazer em cabelos éticos e tratados quimícamente com soda cáustica.
Após ficarem prontas, por um período de 48 horas não pode dar puxões no cabelo, colocar atrás das orelhas, pegar sereno, chuva, uso de tintura metálica ou prender com prendedores de cabelos.

7 - O que é escova progressiva sem formol?
É uma escova feita à base de tioglicólico que permite no máximo 3 sessões e os cachos não voltam mais.
O uso é de três meses. No primeiro mês, perde-se 40% dos cachos. No segundo mês, perde-se 20% dos cachos e no terceiro mês perde-se totalmente os cachos.
Após 48 horas não pode: pegar sereno, chuva, prender o cabelo, dar puxões no cabelo, colocar atrás da orelhas e não pode fazer uso tintura metálica.
Ao completar as 48 horas, deve-se voltar ao salão para fazer a manutenção.
A escova progressiva não é indicada para cabelos com tintura metálica, cabelo ético e tratado quimicamente com soda caustica.
O retoque só é feito quando estiver aparecendo de 4 a 6 cm da raiz.

9 - O que é a escova definitiva feita com produto de permanente?
O ativo usado para permanente é o tioglicolato de amônio, o mesmo dos relaxamentos. "A substância amolece o fio, deixando o profissional livre para alisar com chapinha, ou encrespar, enrolando bigoudis nos fios", explica Jorge Moriy. Sua vantagem é que é compatível com colorações.

10 - Pode-se fazer escova progressiva em cabelo com coloração?
Depende do grau de elasticidade do fio. Os muito danificados e sem elasticidade podem se partir com outro procedimento químico, caso da escova progressiva ou do alisamento. "O melhor é o cabeleireiro se precaver e fazer um teste de mecha antes de aplicar qualquer substância no cabelo colorido".
Em alguns casos é possível usar um produto suave, em outros nem esse cuidado é suficiente e a solução é tratar o fio com cauterizações e reconstruções que vão prepará-lo para a mudança.
11 - Quanto tempo dura a escova progressiva?
Depende do princípio ativo usado. O tempo de duração do tioglicolato de amônio, do hidróxido de sódio ou FORMOL normalmente é de TRÊS meses.

12 - Qual o SHAMPOO ideal para cabelo que foi submetido à escova progressiva ou ao alisamento?
Shampoo, condicionador e máscara de hidratação para cabelo alisado precisam fazer parte da nécessaire de quem passou por um desses procedimentos. Além de servirem como tratamento, já que têm ativos hidratantes e reestruturantes, ajudam a conservar o efeito alisado durante mais tempo.

13 - Quem usou formol pode mudar para outro ativo alisante?
Segundo o cabeleireiro Wagner Ramos, especialista em crespos, é possível usar outro ativo em quem já fez escova progressiva com formol, desde que observados dois cuidados básicos. "Se o fio estiver poroso, é importante fazer uma reconstrução capilar e, antes de passar a química, deve-se proteger as pontas com um protetor para fibras."

14 - O que se deve fazer antes de aplicar uma química no cabelo?
Bom, é indispensável a análise prévia dos cabelos. Deve-se analisar a textura, densidade, porosidade, elasticidade, e condições do couro cabeludo.
Qualquer tipo de transformação deve ser evitado, caso o couro cabeludo não esteja saudável. Os riscos de irritações, queimaduras e agravamento das doenças são maiores diante de ativos de transformação.

15 - O que é Flash?
Flash são luzes suaves feitas em camadas que dão um efeito lindo quando se movimenta a cabeça.

16 - O que é cauterização?
Cauterização, hidratação térmica e queratinização são termos utilizados ultimamente para definir técnicas de reestruturação capilar nas quais utilizam-se proteínas ativadas por fontes de calor. A diferença entre estes termos é quase insignificante, o importante é o resultado obtido com na aplicação das técnicas. No caso da cauterização ou hidratação térmica utiliza-se piastra, já no processo de queratinização para algumas técnicas são utilizadas o calor do secador e em outras também a piastra. Em todas elas é muito importante que o produto seja preparado para esse processo.
Cauterização é um tratamento à base de queratina hidrolizada e deve ser feito a cada 15 dias, no máximo três sessões será suficiente. É ótimo para cabelos elásticos, selados, quebrados, com pontas duplas, cutículas abertas e sem brilho. Mas atenção: cabelo de henê não pode ser cauterizado.

17 - Como fazer relaxamento ou alizamento no cabelo de henê?
Para fazer relaxamento ou alisamento no cabelo de henê, deve-se ficar no mínimo 180 dias sem o uso do henê, e ir cortando durante esse período. Então se faz o teste de mecha, para ter certeza que pode ser feito o relaxamento ou alisamento sem que haja algum tipo de dano aos cabelos.

18 - Quero mudar o meu relaxamento de hidróxido para o tioglicolato. Pode?
Deve-se ficar no mínimo 180 dias sem fazer uso do produto, e ir cortando durante esse período. Após esse espaço de tempo, fazemos o teste de mecha para saber se já está em condições de mudar a química.

19 - Como recuperar o cabelo danificado depois da decapagem?
A decapagem, que é a retirada da coloração do cabelo, também leva embora as proteínas da haste, danificando o fio. Daí a importância da manutenção após esse processo químico.
Sugerimos uma reconstrução no salão com ativos emolientes, óleos vegetais, silicone, queratina e pró-vitamina B5, que amaciam e hidratam.

20 - O que é Queratina?
Equilibrar a porosidade ao longo das madeixas, aumentando a sua força e elasticidade, é a principal ação da queratina, uma proteína encontrada naturalmente nos cabelos, como também na pele e nas unhas.
A queratina representa cerca de 90% da constituição dos fios de cabelo e forma-se a partir de aminoácidos, entre eles a tirosina (responsável por atrair e reter pigmentos) e a cistina (que liga as estruturas que dão forma ao fio).
Todos os dias há uma perda natural dessa substância, mas as agressões causadas pelos tratamentos químicos e fatores externos, como vento, cloro e água salgada, acabam acelerando ainda mais essa perda.
Tudo acontece da seguinte forma: Com a ação dos “inimigos”, as escamas superficiais dos fios se abrem, deixando a camada interna exposta, assim o cabelo perde água, nutrientes e queratina, e acaba ressecado, frágil e com pontas duplas.

21 - O henê quebra o fio do cabelo?
Isso só acontece se você ficar com o produto no cabelo o dia todo - o indicado são 60 minutos - ou se a aplicação for sempre feita da raiz às pontas - o correto é aplicar somente na parte crescida, uma vez que o restante do cabelo já obteve o resultado desejado.

Sem comentários:

Enviar um comentário